Rally de Fafe: “nova” prova em asfalto no arranque de um novo ciclo

Os ralis estarão de regresso a Fafe no primeiro fim de semana (dias 4 e 5) de outubro próximo, para receber o Campeonato de Portugal de Clássicos e o Campeonato Start Norte, num evento em pisos de asfalto que ao longo de várias épocas teve a designação de Montelongo e agora muda para Rally de Fafe. Trata-se do início de uma nova era de ralis no concelho que se tornou célebre, a nível nacional e internacional, por acolher competições daquela modalidade do desporto automóvel.

"O Rali de Montelongo teve um grande sucesso ao longo dos anos, chegou a ter uma edição no Europeu, o que foi extraordinário. Veio demonstrar que em asfalto Fafe tem, de igual modo, classificativas do mais alto nível. O que pretendemos com este Rally de Fafe é, digamos, começar de novo, em termos de ralis de asfalto. Temos um rali de terra que está perfeitamente consolidado, tanto a nível nacional como internacional, é a prova [Serras de Fafe] de abertura do Campeonato de Portugal com uma envolvência, maior ou menor, de outros municípios e agora desejamos, depois de algumas experiências que fizemos – ERC e prova candidata ao Europeu de Clássicos por mais de uma vez –, começar de novo. Este será o primeiro ano de um novo ciclo de um rali que sendo em asfalto representará Fafe no panorama do automobilismo e dos ralis em particular. Será Fafe não apenas cidade, mas o concelho no seu todo", explica Parcídio Summavielle, vice-presidente da autarquia de Fafe.

Ainda relativamente à designação deste rali em pisos de asfalto, o mesmo responsável fez questão de acrescentar:

"Para além do mais, embora hoje muita gente, sobretudo do desporto automóvel, associe o nome Montelongo a Fafe, a verdade é que para o cidadão comum Montelongo não é fácil de associar à cidade e ao seu concelho. Portanto, nós temos aqui uma dupla vertente: a primeira, desportiva, e esta, do ponto de vista mais promocional. Essas foram as duas principais razões que nos levaram a propor à Demoporto construir, em termos de ralis em asfalto, uma estrutura diferente. Este ano, ela enquadra-se, essencialmente, no Campeonato Start Norte e foi necessário criar um rali que pudesse ser atrativo, mais curto, mais fácil de treinar, competitivo e apelativo. Poderemos não ter sido felizes na data, mas foi a possível e adotámo-la. É possível que no futuro venha a ser alterada…"

Organizado pelo Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto, o Rally de Fafe apresenta uma estrutura bastante simples e compacta, em que no primeiro dia a "tradicional" super-especial é substituída por um troço bem conhecido (Montim) e localizado às portas da cidade, no intuito de atrair público. Depois, no sábado, em que haverá duas passagens por três classificativas (Várzea Cova, Lagoa/Gontim e Barragem da Queimadela), o intervalo à hora de almoço, quando se realiza o reagrupamento na Praça Mártires do Fascismo (Feira Velha), é bastante alargado. Tal permitirá um contacto mais estreito dos espetadores com os pilotos e máquinas.

Com um "estatuto" especial conquistado, ao longo dos anos, junto dos pilotos dos Clássicos e depois de na edição anterior ter sido um dos mais participados desse mesmo Campeonato, espera-se que volte agora a honrar tais pergaminhos, sendo de prever, igualmente, uma forte adesão dos pilotos do Campeonato Start Norte.


As inscrições encerram às 24h00 do próximo dia 26 deste mês de setembro.


FPAK, 24 Setembro 2024

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora